4 Pilares do Marketing: não esqueça disso!

4 Pilares do Marketing: não esqueça disso!

Em meio aos constantes avanços tecnológicos na área do marketing, as atenções tendem a ser concentrar demasiadamente nas novidades, no hype, na curiosidade. Tudo isso gera emoção, contribui para a liberação de neurotransmissores que causam boas sensações; gera-se a impressão de conhecimento e a vantagem de “estar por dentro”. Mas essas “novidades” seriam o ponto essencial da comunicação; o cerne da questão; ou o acessório? É preciso identificar o essencial do acessório. Por isso, nunca fui tão necessário resgatar os fundamentos do marketing. Neles estão os conhecimentos que realmente fazem a diferença, inclusive para sintetizar e organizar a enxurrada informações a que temos acesso. Acompanhar as transformações e mudanças com entusiasmo é importante, sim! Mas somente com domínio dos fundamentos é possível construir conhecimento.

Dias atrás, conversei com um media buyer que entendia muito sobre as ferramentas mais utilizadas do mercado. Ele possuía certificados de conclusão de cursos emitidos por algumas delas. Trabalhou em uma das maiores agências de publicidade do Brasil. A conversa estava ótima e ele falou coisas interessantíssimas. Queria saber mais.

O questionei sobre o processo de On Boarding adotado pela grande agência na qual ele havia trabalhado. Como os cliente apresentavam os produtos e os respectivos públicos-alvo para que fosse possível traçar estratégias mais eficazes de tráfego-pago? Ele respondeu falando a respeito de tecnicidades das plataformas. Insisti. Por exemplo, quem compra mais lasanhas congeladas? Homens ou mulheres? Existe alguma faixa etária em que a propensão para comprar alimentos congelados seja maior?; Quais eram os principais objetivos da marca? Conversar com o público que mais consome determinadas linhas de produtos? Ou buscar novos públicos com campanhas de conscientização sobre tais produtos? Como isso era passado para os media buyers?

O rapaz, aparentemente, nunca havia pensado em tais questões. Acredito que alguém pensava nelas por ele, ou espero que assim tenha sido, e ele apenas seguia as orientações. O que ficou claro nesta conversa? A negligência com os fundamentos do marketing. Também é possível constatar isso nas ofertas de cursos e palestras que proliferam na internet. Sempre vejo nos grupos o pessoal falando sobre “template de copy”, sem considerar, por exemplo, que esses templates foram escritos para públicos de outros países! Veja só: Quais são os fundamentos em que se baseiam todo o processo de construção de campanhas? Quem entende e fala sobre as pessoas para as quais as campanhas são dirigidas? Afinal, tudo se resume em passar uma mensagem, com uma ideia, para pessoas. Seja em um jornal impresso, ou na plataforma de rede social de última geração até momento, isso é o que importa: as pessoas com quem desejamos falar.

Portanto, voltei às raizes, ao Kotlezão brabo, aos 4 pilares essenciais do marketing:

  1. Produto: inclui o design, o desenvolvimento e a qualidade do produto ou serviço oferecido.
  2. Preço: envolve determinar o preço do produto ou serviço com base em fatores como custos de produção e concorrência.
  3. Promoção: inclui os vários métodos usados ​​para se comunicar e persuadir clientes em potencial. Os ENTES.
  4. Local: Inclui os canais pelos quais o produto ou serviço é disponibilizado aos clientes. Aos ENTES. Lojas de varejo, sites de comércio eletrônico e outros distribuidores.

Tudo o que é pensado dentro de uma campanha de marketing tem que estar centrado naquele que comprará o produto.

O pior cenário para uma campanha de marketing é haver vendedores inconscientes ofertando produtos para um público consciente. – Por vendedores, cabe esclarecer, me refiro aos profissionais que desenvolvem uma campanha de marketing e não à profissão em vendas, exclusivamente. – Porque caso isso se configure, a comunicação ficará macarrônica, esquisita; e certamente a campanha será um fracasso.

Muito além de dados demográficos dos compradores, os profissionais de marketing precisam conhecer as dores e os desejos do cliente final; seus hábitos pessoais e sua cultura; o mercado é formado por pessoas. Para desenvolver uma campanha com potencial de sucesso, é preciso conhecer o mercado (as pessoas!) e Os 4 pilares do Marketing.

Nos próximos posts, escreverei um pouco mais sobre cada um desses pilares e indicarei alguns livros a respeito dos mesmos para que possamos nos voltar aos fundamentos com mais profundidade e atenção.

Pensar estratégicamente é difícil

Se você precisa elaborar ou melhorar as estratégias de marketing da sua empresa, mas não sabe por onde começar. Ou caso se sinta perdido diante de tantas novidades e ferramentas, sem saber qual seria realmente útil para a sua realidade, você não está sozinho(a).

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Bruno Carneiro
Bruno Carneiro

CEO – The Jackaloop

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