Já imaginou se você tentasse vender sorvetes para um esquimó?
Poderia ser um grande desafio, sobretudo se você não soubesse o que é um esquimó, que ele vive rodeado de gelo e, eventualmente, pode estar morrendo de calor aí na sua cidade e nunca ouviu falar em Kibon.
Agora, imagine há 10 anos, se você tentasse vender carros elétricos esportivos quando só havia carros à combustão no mercado. Ou se tentasse vender um serviço de pagamento digital, como um PayPal, quando só havia cartões de crédito. Ou se tentasse vender a ideia de foguetes que dão marcha ré para cientistas aeroespaciais e investidores multi-bilionários.
Bom. Talvez você nunca tenha ouvido falar no Eugene Schwartz.
Ele foi um renomado copywriter e especialista em marketing dos Estados Unidos, conhecido por suas habilidades extraordinárias em escrever anúncios e textos publicitários que geravam altas taxas de vendas. É autor do best seller “Breakthrough Advertising”, considerado uma bíblia no mundo do marketing, em que aborda princípios de copywriting que continuam relevantes porque, sabidamente, geraram bilhões de dólares em receitas ao longo de sua carreira (até mesmo após falecer, em 1995).
Entre esses princípios fundamentais do marketing, estão os 5 Níveis de Consciência do Consumidor.
Conhecer os níveis de consciência do consumidor é tão vital para estabelecer uma comunicação eficiente com o público quanto para escolher a rede certa para veicular seus anúncios.
Entenda isso: para os níveis mais baixos de consciência, os anúncios devem ser veiculados em redes de descoberta, como Facebook, Instagram, TikTok e Kwai, onde o público está navegando à procura de novidades; para passar o tempo e ter algumas pitadas de dopamina.
À medida que o público se torna mais consciente, você deve direcionar seus anúncios para redes de pesquisa, como o Google e o YouTube, onde o público procura por assuntos específicos, conscientemente.
Vamos mergulhar nos 5 níveis de consciência do seu público:
1. Totalmente Inconsciente: “Eu nem sabia que tinha um problema!”
No primeiro nível, o consumidor não tem a menor ideia de que tem um problema, quanto mais que existe uma solução. É como tentar vender um guarda-chuva para alguém que nunca ouviu falar que a água que cai do céu é a “chuva”, nunca a viu chover. Nesse estágio, seu trabalho é criar consciência sobre o problema; “essa água que cai do céu é a chuva. Além de te deixar encharcado, você pode pegar uma pneumonia…” . Pense em conteúdos educativos, vídeos intrigantes e artigos de blog que façam o consumidor se perguntar: “Uau! Acho que isso se aplica a mim!”
Estratégia: Nas redes de descoberta, apresente o problema de forma envolvente com conteúdo nativo, mesmo que sejam anúncios. Use histórias e exemplos que ressoem com o público e que os façam pensar: “Caramba! Como eu nunca pensei nisso antes?”
2. Consciente do Problema: “Ok, eu tenho um problema… e agora?”
Neste estágio, o consumidor reconhece que tem um problema, mas não sabe que existem soluções. É como perceber que sua casa está fria, mas não saber que existem aquecedores. Seu papel aqui é mostrar que há maneiras de resolver esse problema.
Estratégia: Crie conteúdos que mostrem as possíveis soluções. Infográficos, listas e guias são ótimos para este estágio. Nas redes de descoberta, destaque como outras pessoas superaram problemas semelhantes usando uma solução.
3. Consciente da Solução: “Ah, existem soluções!”
Agora o consumidor sabe que há soluções para o problema, mas ainda não conhece o seu produto específico. Imagine saber que aquecedores existem, mas não conhecer as marcas ou os tipos disponíveis. Aqui, você deve introduzir seu produto no mix.
Estratégia: Apresente seu produto como uma solução possível. Mostre seus benefícios e características, explicando como ele se destaca das demais opções. Anúncios em redes de descoberta ainda funcionam, mas comece a integrar redes de pesquisa para quem está começando a buscar soluções específicas. No Google, neste caso, esse público procuraria “Onde comprar aquecedores?”…
4. Consciente do Produto: “Ouvi falar do seu produto, mas…”
No quarto nível, o consumidor está ciente do seu produto, mas não está totalmente convencido de que ele é a melhor opção. É como saber que existe um aquecedor de marca X, mas não ter certeza se vale a pena comprá-lo.
Estratégia: Construa confiança e elimine objeções. Use provas sociais, depoimentos de clientes satisfeitos, avaliações positivas e garantias. As redes de pesquisa tornam-se mais importantes, pois os consumidores começam a buscar ativamente por informações e comparações.
5. Totalmente Consciente: “Eu quero o seu produto, onde assino?”
Finalmente, o consumidor está completamente ciente do seu produto e sabe que ele pode resolver o problema. Ele está praticamente com o cartão de crédito na mão, pronto para comprar.
Estratégia: Facilite a conversão. Ofereça incentivos como descontos, brindes ou condições especiais de compra. Aqui, os anúncios em redes de pesquisa e retargeting são altamente eficazes, pois o consumidor está a um passo de tomar a decisão de compra.
A Arte de Conhecer Seu Público = OURO
Entender os níveis de consciência do consumidor é como ter um mapa do tesouro de bilhões de dólares em mãos. Com ele, você sabe exatamente onde cavar para encontrar o ouro. Ter uma agência de publicidade parceira que saiba identificar esses níveis e produzir conteúdos e campanhas de anúncios pagos com essa expertise, pode ser a diferença entre uma campanha de sucesso, com retorno sobre o investimento, e uma campanha que passa despercebida e só gera gastos desnecessários.
Então, se você quer garantir que seus esforços de marketing realmente se conectem com seu público, escolher a agência certa é fundamental. Afinal, vender sorvete para esquimós pode ser mais fácil do que você pensa, se souber exatamente como fazer isso!
Tome consciência!
Se você tem produzido anúncios e conteúdos sem um alinhamento estratégico com os 5 Níveis de Consciência do Público porque nunca tinha ouvido falar nisso, agora tornou-se consciente de que precisa se comunicar de forma mais precisa, com cada um dos níveis de consciência do seu público; e que você não está mais sozinho(a). Nós estamos aqui para te ajudar!
Todos os dias a The Jackaloop trabalha em estratégias de marketing baseadas em processos criativos, com metodologia ativa e um passo-a-passo que garante bons resultados.
A The Jackaloop está aqui por você! Entre em contato com os especialistas da The Jackaloop , ligue ou envie uma mensagem de WhatsApp para +55 (11) 99460-2459. Nós vamos te ajudar a elaborar estratégias de marketing de alta conversão.