Todos nós queremos melhorar continuamente em todas as áreas da vida. Se você quer melhorar profissionalmente, isso exige trabalho. Se você não possui uma estratégia básica de SEO em suas operações comerciais, é hora de começar a colocar a mão na massa! A construção de SEO começa com os proprietários de empresas. Você quer melhorar os ranking da sua empresa nos mecanismos de busca porque as primeiras posições aumentam as chances de sucesso. E quem não quer sucesso?
Startups, pequenas empresas e empresas locais precisam de SEO para prosperar online. Mesmo as grandes empresas da Fortune 500 precisam de uma estratégia de SEO para prosperar no digital; para que a concorrência não as ultrapassem. Pense em SEO como um investimento de longo prazo . O SEO exige trabalho e não acontece da noite para o dia, mas os resultados desse trabalho contínuo elevam as empresas aos principais resultados do Google e outros buscadores, como o Bing e o DuckDuckGo . Descubra como elaborar sua estratégia a partir de alguns princípios básicos de SEO.
Como o SEO afeta sua empresa?
O Search Engine Optimization (SEO) não requer um grau avançado de engenharia aeroespacial. O SEO exige apenas que as equipes de marketing pensem estrategicamente. Antes de olhar para o quadro geral, comece pequeno.
Os termos “menos é mais” e “qualidade acima da quantidade” referem-se a Regra 80/20, também conhecida como Princípio de Pareto. Falando de uma perspectiva de SEO, exercer 20% de esforço colherá 80% de benefícios. Um pouco de trabalho gera grandes resultados. Pensando como Pareto, plante algumas sementes de SEO e os resultados florescerão.
Estratégias de SEO
Apesar do que alguns podem acreditar, os perfis de mídia social não levarão sua empresa ao topo da página de resultados dos mecanismos de pesquisa, como o Google, Bing e DuckDuckGo. Uma empresa deve investir em um site bem projetado, especialmente porque isso é simples e barato. – A sua presença online é a sua vitrine. Um belíssimo site custa um centésimo ou menos do que uma belíssima fachada de uma empresa. – Empresas terceirizadas fornecem serviços de hospedagem de domínio e site, simplificando sua manutenção e atualização. Além disso, o sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) contribui para tornar o design da web mais elegante e funcional.
Um fator importante na escolha de um CMS deve ser a compatibilidade com os mecanismos de pesquisa. O WordPress, o CMS mais popular, funciona bem em buscadores diversos. Embora não ofereça serviços de construção próprio, nele é possível instalar gratuitamente o Elementor, com versão paga e gratuita, sendo que o Elementor Pro (pago) disponibiliza importantes recursos estéticos e funcionais. O WordPress não é o seu caminho? Sem problemas! Os mecanismos de busca também fazem parceria com outras tipos de CMS, como Wix, Weebly, Shopify, Squarespace e Magento.
Outras considerações ao escolher um CMS incluem custos de serviço, velocidade do site, espaço e confiabilidade. Lembra da regra 80/20? Um pouquinho de conhecimento técnico otimizará sua presença nos resultados de pesquisa. Nisso a The Jackaloop pode te ajudar!
Palavras-chave são fundamentais para uma estratégia de SEO bem-sucedida
A linguagem de seus clientes precisa estar presente em seu conteúdo, caso contrário, como eles descobrirão suas páginas na web? Escolher as palavras corretas melhorará a classificação nos resultados de pesquisa orgânica. Além disso, os níveis de compatibilidade linguística aumentam as chances de fazer com que os clientes façam contatos que se convertam em vendas.
Liste palavras-chave e as utilize como sementes
Comece fazendo um brainstorming de uma lista de palavras-chave que estejam relacionadas à sua empresa. Avalie os componentes cruciais do seu negócio. Produtos, serviços e, sobretudo, os hábitos de clientes. Essa lista de palavras-chave será a sua mochila de sementes, que devem ser plantas em todos os seus sites, posts em blogs, descrições em redes sociais; nos metadatos das imagens que você publica em perfis oficiais; na sua ficha do Google Meu Negócio. Plante sementes! Pareto plantou 20% das sementes e todo o seu jardim floresceu.
Ferramentas úteis para encher a mochila das palavras-chave
O Google Ads fornece uma ferramenta popular e eficaz para extração de palavras-chave. Com uma conta do Google Ads, você pode acessar esta ferramenta gratuita. O Planejador de palavras-chave do Google ajuda a mostrar lances e orçamentos competitivos para usar em campanhas de publicidade paga. Por lá, também é possível saber os CPCs (custos por clique) de cada palavra. Palavras-chave oferecidas a um preço mais alto tendem a atrair mais concorrência. No navegador Chrome, há uma excelente extensão disponível, Keywords Everywhere . Ela oferece várias sugestões de palavras-chave e mostra dados relevantes para elaboração da estratégia de SEO. Ao examinar esses dados, alguns insights relevantes podem vir à tona.
Também há ferramentas pagas que ajudam a colher palavras-chave, como a SEMrush, Wordstream, Ahrefs, Longtail Pro, KWFinder, SpyFU e a SERPSTAT.
Agrupamento de palavras-chave
O agrupamento de palavras-chave abrange palavras adicionais ou frases que potenciais clientes podem digitar em um mecanismo de pesquisa para buscar o seu produto ou serviço. Reforce o agrupamento de palavras-chave incluindo-as no URL da sua página de destino. Algumas palavras extras agregam valor e segurança aos mecanismos de busca, como o Google e o Bing, facilitando as oportunidades de classificação e a atração de clientes interessados em contratar seus serviços ou adquirir seus produtos.
Veja um exemplo de agrupamento: “Oferece atendimento emergencial 24 horas/dia, sete dias por semana, inclusive feriados”. Juntar palavras-chave captura os clientes, tornando-os cientes dos serviços. Outros agrupamentos podem ser: “bolos temáticos para festas infantis”; “carros premium semi-novos”; “delivery de comida caseira mineira”. Pense em algumas frases ou agrupamentos de palavras-chave e utilize-os como sementes.
Estrutura do site
Você já entrou em um site que era difícil de navegar? Feioso, lento demais, sem informações relevantes. Você provavelmente se sentiu frustrado e saiu antes de encontrar o que procurava. Ninguém quer perder tempo vasculhando sites ruins. Organização, clareza e agilidade permitem com que os visitantes do seu site encontrem as que precisam informações rapidamente. Os menus suspensos demasiadamente complexos, páginas com informações irrelevantes, imagens pesadas sem contexto, além de prejudicarem a navegação dos visitantes ainda afetam os resultados da pesquisa.
Para qualquer pequena, a Home Page deve ser um resumo organizado dos serviços e produtos oferecidos. Informações de localização e contato também devem ser incluídas para fortalecer seus resultados de SEO Local.
A navegação adequada consiste em poucas páginas, de uma a sete. Se o seu site tiver um visual agradável, com informações claras e sem ruídos desnecessários, os resultados de busca serão otimizados e os visitantes não serão sobrecarregados.
Os títulos das páginas são importantes! Não devem conter palavras genéricas, fotos ou vídeos que pareçam vagos, porque isso espanta quem está realizando uma pesquisa objetiva. Adicione palavras-chave descritivas às páginas do seu site para mostrar sua empresa objetivamente. Por exemplo, uma página sobre os serviços oferecidos pela sua empresa, deve se chamar “serviços” e conter a descrição de cada um deles; o preço, se possível, ou uma alternativa de contato para consultas sobre tais serviços; e nada mais. Ao adicionar URLs distintos nas páginas de destino, com os títulos adequados, você pode maximizar os CTRs (a conversão de cliques) das campanhas, inclusive.
Metadescrições
As metadescrições ficam abaixo dos títulos dos resultados em um mecanismo de busca e desempenham um papel importante nas campanhas de marketing. Uma ou duas frases em sua descrição de SEO lhe dão a chance de “fisgar” quem está pesquisando sobre seus produtos ou serviços! O que você escreve nas metadescrições pode gerar mais cliques, visitas e, consequentemente, VENDAS! Ao criar metadescrições, lembre-se de reforçar sua marca e mensagem. A plataforma do mecanismo de pesquisa se torna a sua vitrine deslumbrante; a sua bela fachada que custou centenas de milhares de Reais para chamar a atenção numa grande avenida; só que aqui, ela custou milésimos disso e só um pouquinho de trabalho estratégico. Entendeu? Divulgue a sua empresa em qualquer fase do seu negócio. Não importa o tamanho da sua empresa, isso pode render resultados formidáveis.
Tags de cabeçalho
As tags de cabeçalho intitulam seu conteúdo. Os cabeçalhos variam hierarquicamente com o “Cabeçalho Um (H1)” sendo o título mais proeminente e o “Cabeçalho Dois (H2)” tomando o lugar de um subtítulo. Adicionar imagens em suas páginas fornece recursos aos pesquisadores, como as Imagens do Google que também aparecem em pesquisas e permitem uma oportunidade extra de otimização. Portanto, é recomendável a inserção de metadados em todas as imagens que você publica nas redes.
Google Meu Negócio (GMB)
O SEO local ajuda na classificação de empresas locais. Você lembra daquelas listas telefônicas antigas com páginas amarelas. – Denunciei a minha idade aqui, né? – Pense no SEO local como a versão moderna de uma antiga lista telefônica de papel.
O GMB reforça a visibilidade da sua empresa no Google Maps e na sua cidade, bairro ou região. Qualquer informação comercial relevante é enviada para este diretório. Os itens a incluir são categoria de negócios, horários de funcionamento, informações de contato, endereço do site, fotos e atualizações para manter seu público informado; comentários e avaliações sobre sua empresa também são exibidos; dando aos usuários a oportunidade de entrar em contato com sua empresa com apenas um clique. Se existir mais de um local, cada site precisará de uma ficha do GMB. Não deixe de verificar a sua ficha e preenchê-la corretamente.
Citações de SEO
As citações servem como um guia de referência online. O NAP (nome, endereço e número de telefone) da sua empresa é incluído nas citações que o Google usa. As citações diferem das palavras-chave e metadescrições. É possível encontrar citações em aplicativos baseados em localização, como o Yelp, quando pesquisamos os melhores restaurantes nas proximidades; os principais diretórios incluem Facebook, Apple Maps, Bing e Google, para citar os quatro principais. Adicionar o site da sua empresa nesses diretórios, resultará em uma classificação e visibilidade de SEO mais altas. Acesse sua ficha do Google Meu Negócio para ver quais informações aparecem, aumentando o reconhecimento e tornando sua empresa melhor.
Estratégias de SEO para empresas locais
Construir relacionamentos-chave é fundamental e expande o alcance do seu público. As partes interessadas, um ativo essencial nas operações de negócios, são vitais. Exercer 20% desses esforços ajudará o seu negócio a crescer. Explico melhor:
- Faça parcerias com empresas e fornecedores para vincular os sites. Seu fornecedor divulga no dele, você divulga o seu fornecedor.
- Doe para instituições de caridade locais ou patrocine eventos da comunidade. Peça para ser vinculado.
- Postagem de convidado: escreva um post para um blog em seu setor, ou no seu próprio.
- Conecte-se com outras organizações profissionais através da mídia social; cite-os e seja citado.
- Forneça biografias, depoimentos e avaliações de seus fornecedores ou parceiros de negócios.
Uma estratégia de SEO pode exigir ajuda especializada
Se você está sobrecarregado com a estratégia de SEO ou não sabe por onde começar, estamos aqui para ajudar. Você pode estar ocupado com seus negócios e achar difícil encontrar tempo para exercer o esforço de 20%; a The Jackaloop está aqui por você! Entre em contato com os especialistas em SEO da The Jackaloop , ligue ou envie uma mensagem de WhatsApp para +55 (11) 99460-2459. Nós vamos te ajudar a ficar à frente das empresas locais.
Faremos com que seu SEO seja construído estrategicamente e que sua posição de SEO permaneça forte!