Qual é o maior problema de quem CRIA?
O que fazer quando o processo criativo empaca? Como fazer para CRIAR um design, uma arte, uma copy; uma ideia; quando tudo parece distante obscuro? O que fazer quando não há “inspiração”?
Todos nós somos capazes de criar coisas incríveis, mas não temos domínio sobre o processo criativo.
Profissionais de marketing não podem romantizar o processo criativo desregrado, aquele do artista “descoladão”, mas almejar estabelecer um processo criativo consistente com uma metodologia ativa.
A atividade intelectual profissional, que gera resultados para clientes, não pode depender unicamente de fatores externos. Não pode ser passiva e desorganizada. Porque isso faz com que a qualidade da produção seja inconstante: num dia sai um troço bom, nos outros só saem umas coisas esquisitas. Isso não é profissionalismo tampouco comprometimento.
Como resolver este problema? Como regar um sertão criativo?
Com um DRIVE. Uma PASTA. Um EIXO DE EVOCAÇÃO…
Um CENTRO NARRATIVO!
Tudo precisa contar uma história; conduzir uma ação planejada.
Isso não se restringe à um texto, mas a todo trabalho criativo.
Ou seja, quando o processo travar, é preciso fazer uma pergunta:
- QUAL SERÁ O MEU EIXO NARRATIVO?
LINGUAGEM é tudo o que EXPRESSA uma ideia. A linguagem está em textos, vídeos, imagens estáticas, músicas, nas maneiras de se vestir e falar, nas expressões faciais, nos gestos corporais; no mundo.
Quais são os 4 tipos de NARRATIVAS?
- Narrativa do EXAGERO:
Transformar o pequeno EM GRANDE. Este eixo narrativo pode (e talvez deva!) ter uma conotação BEM HUMORADA. Uma pequena empresa que se proponha a oferecer um serviço local para liderar um movimento mundial, por exemplo.
Como assim?
Imagine se uma pequena oficina mecânica comunicasse aos seus clientes que foi incumbida pela Greta Thunberg, ou pela ONU, a diminuir a emissão de poluentes no mundo e que, portanto, tem a MISSÃO de fazer revisões preventivas na maior quantidade de carros na cidade.
“Traga o seu carro o quanto antes, porque a Greta está brigando conosco!”; “Urgente! Reunião de conselho climático da ONU acionou a Oficina do João para o combate contra a poluição.”
IDEIA.
Seria uma solução melhor e mais CRIATIVA do que simplesmente, dizer “Traga o seu carro para a Oficina do João. Os filtros de ar e óleo estão com desconto de 15% no PIX”.
Eu não preciso rodar uma campanha para afirmar, com certeza, que a primeira alternativa geraria mais de conversões (mensagens, likes, agendamentos, faturamento) a um custo significativamente mais baixo.
LINGUAGEM. OBJETIVO. DRIVE.
Nos próximos posts, vamos trabalhar outros eixos narrativos não-humoristícos.
Menção necessária
Tudo o que escrevi aqui, o aprendi com o Leonardo Fragas, copywriter old school que já faturou (e continua faturando) alto, trabalhando em mega projetos de lançamento. – Recomendo que o sigam para aprender mais: @leonardo.fragas – Como dei os meus pitacos, vale resguardar o Fragas. Se por um acaso houver algo errado neste artigo, a culpa é minha. O que está certo é mérito do Leonardo Fragas.
Esse artigo não fez chover no seu sertão criativo?
Não tem problema. Se você precisa elaborar ou melhorar as estratégias de marketing da sua empresa, mas não sabe por onde começar, você não está sozinho(a). Nós estamos aqui para te ajudar!
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